clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/04/2003 07h26min

Tropas dos EUA controlam o centro da cidade natal de Saddam

Fuzileiros navais dos Estados Unidos assumiram o controle do centro da cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, nesta segunda, dia 14, mas ainda há lutas esporádicas na área com forças leais ao líder iraquiano, disse um correspondente da rede de TV árabe Al-Jazeera Youssef al-Sharif que está no local. Segundo o jornalista, os marines ainda não assumiram o controle do norte da cidade.

Um porta-voz do Comando Central dos EUA no Catar também disse que a luta pelo controle total da cidade ainda não terminou. A Al-Jazeera transmitiu imagens ao vivo de marines andando nas ruas de Tikrit e de tanques dos EUA tomando posições em uma praça central. A cidade, a 175 quilômetros ao norte de Bagdá, é o maior centro iraquiano que ainda não está sob controle de forças lideradas pelos EUA.

Uma força-tarefa da 1ª Força Expedicionária dos Marines, com apoio de caças e helicópteros de ataque, lutaram contra unidades da Guarda Republicana do Iraque ao sul de Tikrit antes do avanço para o centro. Caças F-18 destruíram diversos tanques iraquianos, e pelo menos 15 iraquianos foram mortos, disse o comando militar dos EUA no Catar.

Sharif disse que o general John Kelly, comandante dos Marines em Tikrit, afirmou que as tropas encontraram bolsões de resistência na cidade e estão lutando com combatentes árabes que se voluntariaram para defender o Iraque.

O canal Al-Jazeera mostrou imagens de marines sentados em calçadas de ruas vazias e de outros revistando um carro. Tikrit representa a estrutura das forças leais a Saddam, já que ali vivem membros de sua família. A cidade fica perto da aldeia de Saddam, Albu Nasir.

Forças dos EUA acreditam que 2,5 mil soldados da Guarda Republicana e milicianos fedayeen estejam em Tikrit. O capitão britânico Al Lockwood disse à Reuters no Catar:

– Posso dizer que Tikrit ainda tem algo a percorrer antes da normalização e da estabilização. Esperamos encontrar resistência em Tikrit de bolsões de paramilitares e forças irregulares.

As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.